22
abr
2016
1

COMO EMAGRECER CONSUMINDO A PITAYA OU FRUTA DRAGÃO

 

Olá pessoal !

Voltei novamente para falar de saude e alimentação, precisamente falar da pitaya , uma fruta exótica  e com multiplos benefícios  para saúde.

Você encontra ela nos supermercados como uma fruta nacional , mas ela veio  da América Central e conseguiu se espalhar pelo mundo todo.

Essa fruta tem características exóticas , conhecidos por muitos como fruta dragão. Sua casca é irregular, formado por escamas que lembram um dragão, mas sua polpa é doce e macia, com um sabor comparado ao do kiwi e melão. A pitaya é muito usada na preparação de doces, na minha cuzinha ela é usada também para acompanhar saladas e  molhoss.

Tipos da pitaya

Em Angola , encontramos a pitaya  de casca rosa e polpa vermelha (Hylocereus polyrhizus), mas não é o unico tipo. Na natureza encontramos mais 2 tipos para além da rosa: temos a com casca rosa e polpa branca (Hylocereus undatus); a com casca amarela e polpa branca (Selenicereus megalanthus). As três são ricas em nutrientes, contudo alguns dos nutrientes diferem entre as variedades da fruta.

20160330_170838

 

Os benefícios da pitaya

Essa fruta é muito rica em vitaminas, minerais e oligossacarídeos (Oligossacarídeos encontrados na pitaya são  eficazes na prevenção de diabetes e câncer de cólon ). Essa fruta tem o poder de  diminuir o colesterol, consegue retardar o envelhecimento celular e ainda regular os níveis de açúcar no sangue. Na sua constituição mineral é encontrado em sua fórmula o Omega 3, que é rico em magnésio e cálcio, minerais que turbinam a imunidade do organismo.

Eles também reduzem a ingestão de calorias, diminui as chances de contrair infecções bacterianas, além de ajudar a neutralizar as substâncias tóxicas que entram no organismo.

Além de todos os benefícios e vitaminas, a pitaya tem poucas calorias, sendo uma fruta muito boa para se incluir em dietas de emagrecimento.

 

Como ela pode ajudar no emagrecimento  ?

Pois é, a pitaya ainda pode ser uma aliada de quem está fazendo dieta para emagrecer.Além destes benefícios citados mais acima , a pitaya pode ser usado em dietas de  emagrecimento , já que em 100 gramas são encontradas apenas 50 calorias e tem propriedades termogênicas– funcionam queimando gorduras, porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite.

 

 

Cubes-535

Componentes Quantidade por 100 g de pitaya

Energia           50 calorias

Água   85,4 g

Proteínas         0,4 g

Gorduras        0,1 g

Carboidratos  13,2 g

Fibras  0,5 g

Vitamina C     4 mg

Cálcio  10 mg

Fósforo            16 mg

Um dos benefícios da pitaya envolve emagrecer, mas a fruta tem outros benefícios relacionados ao seu poder antioxidante.

Dentro dos seus benefícios ainda temos o de :

  • Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
  • Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;

 

Como consumir a  pitaya ?

Se pode consumir a polpa da pitaya ao natural sozinha, ou em saladas, assim como processada como refresco, geleias ou doces. A polpa pode também ser utilizada para variadas preparações como: iogurtes, tortas, sucos, doces e sorvetes.

 

OBS: Meninas e meninos tenham em conta que só a fruta não vai ajudar a emagrecer , como sempre digo , devem se alimentar correctamente ,optar por bons habitos alimentares. Sem esquecer da água e dos exercicios fisicos .

Espero que gostem !

Deixa o seu comentario