17
set
2016
1

PORQUE A NOSSA AXILA FEDE ?

Você é atormentado pelo odor corporal ? Quase todo mundo fica preocupado com seu odor corporal em algum momento da vida rsrsrsrsrs.

Medicinalmente o mau cheiro na axila é conhecido como  Bromidrose que  é um fenômeno relativamente comum nos homens ( me refiro homens e mulhers ok )  após a puberdade. Sua origem costuma ser o suor das axilas e está relacionada a um tipo específico de glândula sudorípara (glândula produtora de suor).

mau-cheiro-nas-axilas2

O nosso suor é um líquido naturalmente sem odor, produzido pelas glândulas sudoríparas localizadas na pele. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas que são glândulas mais comuns e estão distribuídas por toda a superfície da pele. O suor produzido por essas glândulas é composto por 99% de água e 1% de sais minerais, como cloreto de sódio (sal) e ureia;

E as  apócrinas, essas  glândulas estão presentes em algumas partes do corpo, como nas axilas, virilhas, região ao redor dos mamilos e do ânus. As glândulas apócrinas surgem entre os 8 e 14 anos de idade e produzem um tipo de suor completamente diferente, mais oleoso.

A transpiração por si não tem odor.Tanto as glândulas écrinas quanto as apócrinas produzem um suor inicialmente sem odor. Porém, devido à ação de bactérias presentes na pele, como a espécie Corynebacterium, as gorduras presentes no suor das glândulas apócrinas são digeridas e transformadas em ácidos voláteis, que apresentam odor forte e desagradável.

Cada organismo  reage do seu jeito, por isso notamos que existe  pessoas com mau cheiro corporal excessivo pois elas apresentam um maior número de glândulas apócrinas. Nestes indivíduos, as glândulas certamente são maiores do que nas pessoas que não apresentam relevante mau cheiro nas axilas.

Assim como praticamente tudo o que o nosso corpo elimina, o odor das axilas também está diretamente relacionado ao que você come.Os fatores genéticos também determinam as caraterísticas das glândulas apócrinas, mas também outras condições podem contribuir para o mau cheiro corporal:

 

– O tipo e a quantidade de bactérias presentes na pele.
– Excesso de suor.
– Má higiene pessoal.
– Obesidade
– Diabetes mellitus
– Cigarro
– Micose nas axilas.
– Ingestão excessiva de alguns alimentos, tais como cebola, curry, alho ou pimenta.
– Ingestão excessiva de álcool
– Antibióticos, como a penicilina.

 

Felizmente, existem maneiras de encontrar alívio rápido, além de passos que você pode tomar para se tornar mais higiênico e eliminar o odor corporal de uma vez por todas.

Visto que esse poste ficou grande demais , vou continuar no proximo onde vou dar dicas simples de como podemos combater o mau cheiro na axila e do corpo.

 

Espero que gostem !

 

Deixa o seu comentario