12
jul
2018
2

MANDIOCA, SAIBA OS BENEFICIOS .

Olá amores !

Hoje falaremos de comida , especificamente de um só alimento a ” MANDIOCA “

ORIGEM 

De acordo com Carvalho, (2005), a planta ancestral é natural da zona de transição entre a floresta amazónica e
de savana, próxima das fronteiras entre o Perú e Brasil; Segundo Ferrão, (1992), alguns autores chegaram a atribuir-lhe uma origem africana.

MANDIOCA ou Manihot esculenta Grantz é o maior recurso alimentar para mais de 500 milhões de pessoas em África, América Latina e Ásia.
Angola é o 3º maior produtor de mandioca em África e também está entre os maiores consumidores; – É uma cultura em expansão embora com produtividade baixa;

A mandioca é uma raiz ou tuberculo rica em carboidratos, a adição deste alimento na dieta oferece benefícios para a saúde devido a sua quantidade de nutrientes.

Este alimento na minha terra “CABINDA”  é considerado um “acompanhamento” ou seja é um alimento complementar que serve para acompanhar varios tipos de pratos: em molhos , aves, peixes , carnes e legumes. Em cabinda nós consumimos a mandioca de diversas formas e maneiras. Podemos consumi-la fervida ou assada. Também usamos ela na base da produção da farinha musseque ,da chikuanga, mayaca e fuba. Mas em outras provinciais ela é consumida também de outras maneiras .

Devido às diversas possibilidades de preparo (cozida, assada, ensopada, em forma de purê que é o que o meu filho mais gosta, etc.), ela costuma integrar semanalmente ( 2 vezes na semana )  na minha alimentação.

Vocês sabem dos beneficios que esse alimento pode trazer para o nosso organismo ? Se não sabe , preste atenção :

 

MANDIOCA 

 

A mandioca é um alimento rico em fibras,carboidratos, grande fonte de vitamina C, K, vitaminas do complexo B(acido fólico) , minerais como cálcio, ferro, fósforo, Magnésio, Manganês, Cobre e etc  garantem muita energia para o nosso corpo.

  • Aumento da função imune (A fibra na mandioca, especialmente as folhas, pode promover o crescimento de probióticos ou boas bactérias no intestino. O crescimento de bactérias boas pode aumentar a imunidade, limitando o número de micro-organismos prejudiciais no corpo)

 

  • Retardar o envelhecimento ( estudos realizado mostram que a ingestão de Vitamina C  ajuda a reduzir o aparecimento de  RUGAS ,secura da PELE e retarda o processo de envelhecimento. A Vitamina C  é vital para a formação de ligamentos, tendões, vasos sanguíneos e PELE . Ele também acelera o processo de cicatrização da ferida)

 

  • Alívio da Doença Cardiovascular (a  mandioca é uma das principais fontes de minerais importantes para a saúde do coração como o zinco, o magnésio, o cobre, o ferro, o manganês e o potássio. Cada 100 gramas de mandioca contém 271 miligramas de potássio. O potássio é um componente importante na regulação dos fluidos das células do organismo como um todo, ele ajuda a aliviar a tensão nos vasos sanguíneos e artérias o que diminui as chances de estresse sobre o coração evitando a aterosclerose, derrames e ataques cardíacos.

 

  • Proteção contra doenças cardíacas e alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sangüínea) ,a quantidade de potássio encontrada na mandioca ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.

 

  • Perda de peso saudavel ( a mandioca possui açúcares simples que, ao serem ingeridos, ajudam a regular os níveis de glicose do nosso corpo. O nível de glicose alterado faz com que sintamos mais fome que o necessário. Consumir mandioca pode evitar este efeito e ajudar nos seus esforços para perder peso )
  • Ganho de peso saudavel ( graças aos altos níveis de carboidratos complexos na Mandioca, a Mandioca pode ser usada por pessoas que desejam ter ganho de massa muscular e peso corporal rapidamente )

 

  • Proteção Osteoporose ( o Cálcio, Manganês, Cobre e Zinco ajudam a diminuir a perda de massa óssea. A deficiência de Magnésio  conduz às doenças ósseas, isto porque o Manganês aumenta o metabolismo ósseo, auxiliando a formação de enzimas e hormonais reguladoras do osso. A ingestão de Vitamina D  com Manganês, Zinco, Cálcio, co bre , Magnésio e boro promovem a massa óssea, que ajuda a tratar a OSTEOPOROSE
  • Saudável para as gravidas ( o ácido fólico, responsável pela redução da chance de defeitos do tubo neural durante a formação dos bebês. A ingestão de ácido fólico é amplamente recomenda para as grávidas e alimentar-se de mandioca é uma ótima maneira de consumi-lo naturameente )

 

  • Redução do Risco de Diabetes Tipo II (a fibra da mandioca retarda a taxa em que o açúcar é absorvido no sangue. A Mandioca também tem um baixo índice glicêmico de 44 )

 

  • Alívio da Síndrome Pré-Menstrual (TPM)  : o consumo adequado de Manganês  com Cálcio recupera os sintomas da TPM (dor muscular, sensibilidade, alterações de humor, ansiedade e dificuldade em Dormir )

 

  • Proteção antioxidante ( A raiz de mandioca possui  Polifenóis como o resveratrol com propriedades antioxidantes que protegem o organismo contra os radicais livres que podem danificar as células. A mandioca  é uma das raízes com maior concentração de vitamina C que é a primeira na linha de defesa do nosso sistema imunológico, estimulando a produção e a atividade dos glóbulos brancos do sangue).

 

  • Evita o stress ( essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro, evita o stress.

Esses são alguns dos beneficios que temos ao consumir a mandioca, não hesite, consuma mais mandioca para o seu bem estar . Ela boa, barata e saborosa, é tudo de bom .

Espero que gostem !

Beijos fofos e amassos !

Deixa o seu comentario