14
ago
2018
2

CABELO NATURAL SEM SHAMPOO

Olá amores .

Toda vida ouvimos sempre dizer,  “para que o cabelo fique limpo é preciso usar o “Shampoo. Mas hoje em dia posso garantir-vos que o uso do shampoo já não é indispensavel na nossa rotina capilar.

Como todos nós sabemos o shampoo é um cosmético desenvolvido exatamente para higienizar os fios, mas o grande problema são as substâncias presentes no shampoo, responsáveis pela grande quantidade de espuma e pela limpeza, e infelizmente elas acabam removendo os lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo, responsáveis pela sedosidade e também pela proteção capilar.

Você já deve ter ouvido falar em termos como no-poo, low-poo e co-wash. Tratam-se de técnicas para lavar cabelo usando pouco ou nenhum shampoo .Se você está sem shampoo ou quiser adotar um estilo de vida mais saudável, pode optar por uma dessas  tecnicas e verás uma mudança enorme no que diz respeito o aspecto do seu cabelo.

Eu não optei por nenhuma das tecnicas pois elas não me convém . Infelizmente cá em Angola quase que não aparecem os produtos direcionados para essas tecnicas e se aparecem os preços são exorbitante.

No meu dia a dia tenho alternado o uso do shampoo com outros produtos lavantes caseiros que tem dado certo com o meu cabelo, alguns deles mostrei a receita no youtube :

https://www.youtube.com/watch?v=wh1IWbh3fUM

As minhas mudanças de habitos e costumes foram sempre movimentados por fatores de saúde e um pouco também ambientais. Mas como sabem a cosmetologia está interligado com a saúde no geral , não adianta cuidar da alimentação se o resto está de patas para o ar. Então u decidi mudar., e antes de partilhar sempre fui a primeira coabaia das minhas proprias experiencias .

Trago-vos algumas outras alternativas de lavagem sem shampo que vão realmente deixar os fios e o couro cabeludo limpo sem perder a oleosidade natural

  1. O CO-WASH : Conhecido por muitos , que antigamente o protagonista na lavagem era o condicionador mas hoje em dia encontramos produtos lavantes CO-WASH que servem para o mesmo efeito , lavar sem ressecar.
  • Shampoo em barra artesanal , ou organico. Diferente do shampoo convecional , este é elaborado com ingredientes naturais , a base de plantas, óleos essencias e vegetais. Dos que fiz uso, não recessacaram o couro cabeludo nem deixaram asperos os fios.
  • VINAGRE DE MAÇA  : para além de servir como condicionante , ele lava e limpa o couro cabeludo.  Antes de usar , penteie o cabelo, e passa água morna ,vai massageando o couro cobeludo com a ponta dos dedos para retirar qualquer residio (pele morta ou caspa) , passe água quantas vezes forem necessario e por fim coloque em cada 4 copos de água 1 colher de vinagre. Enxague o cabelo quantas vezes forem necessarios até sentir que o cabelo esta limpo. 
  • BICARBONATO DE SÓDIO :Use uma ou duas colheres de sopa (13 a 26 g) de bicarbonato em um copo de água morna. Despeja na cabeça e massageie o couro cabeludo, espere de três a cinco minutos e enxágue. Continue com o condicionador ou um faça um enxágue com vinagre de sidra de maçã. Mas antes disso , aconselho a pentear o cabelo e deixar ele o mais maleavel possivel.
  • AMIDO DE MILHO : usa-se como shampoo seco, ajuda a absorver a oleosidade dos fios

Mas é importante saber , que esses metodos são ótimos quando o cabelo não está muito sujo ou seja não está pesado de cremes com bastante aditivos quimicos e outros finalizadores hiper  pesados como laka, gel etc. Se foi a piscina e banhou em água com cloro , essas alternativas não serão suficientes para retirar as impurezas e quimicos , nesse caso vai ter que usar o shampoo. 

Espero que gostem ! 

Beijos fofos e amassos ! 

Deixa o seu comentario